Esses dias conversando com meu marido sobre o futuro de algumas crianças que nos cercam fiquei bastante pensativa... não tem como questionar algumas coisa, por mais que eu saiba que questionamentos são vãos, que nunca vou ter as respostas que quero, mas diga ao meu cérebro que não posso questionar!!!
Me pergunto, se Liz entre todas as crianças que nasceram na mesma época, era a unica que seria criada numa família evangelica, dentro da igreja e nos preceitos da religião, por que só ela foi embora? nunca vou ter minhas respostas, mas fico pensando bastante nisso e as vezes acho que encontrei algumas delas... talvez ela tenha ido por que Deus sabia que, por mais dificil que fosse, nós iamos estar firmes nele e uma família não crente talvez não... Ou quem sabe por que uma criança criada numa família que não seja evangélica precisa de uma chance pra ser um adulto melhor e quem sabe trazer sua família para os pés de Deus. Só suposições.
O fato é que, muitas crianças estão crescendo de qualquer jeito, num mundo difícil e mal por natureza e o que esses pais tem feito? quem sou eu pra julgar criação de ninguem, mal criei a minha filha 6 meses... Mas hoje percebo e observo muita coisa a minha volta, ainda trabalho muito ( mas não tenho mais minha pequena pra dar atenção em casa) e vejo muita gente que trabalha tanto quanto eu e que está vendo sua vida escorrer por entre os dedos, eu te pergunto, vale a pena? O dinheiro que você ganha vai te trazer os sorrisos, os momentos que você perdeu com seu filho? Não é mais seu colo que ele vai preferir, não é mais seu nome que ele vai chamar quando estiver doente, tudo isso por que você não estava lá... Então quando ele crescer, que respeito ele vai ter por você, só por que você é mãe ou pai dele? Respeito é adquirido, não é uma imposição do sangue.
Muitos não se preocupam mais com educação religiosa, esses dias ouvi uma mãe dizer que não queria impor uma religião aos filhos, que queria deixar que eles escolhessem. A propria palavra de Deus diz: " Ensina a criança no caminho em que deve andar, e quando crescer não se desviará dele.". Se você não ensina seu filho que ele precisa ter uma vida com Deus, ele dificilmente aprenderá sozinho... quantos pais ainda contam historias da biblía? quantas crianças só conhecem musicas evangélicas por que seus pais compram DVD's (piratas, por que ninguem quer gastar seu dinheiro pra comprar DVD gospel original.) e deixam as crianças lá na frente da televisão e acham que é o suficiente? Educação hoje virou sinonimo de boas escolas, roupas caras e brinquedos tecnológicos. Eu te digo que nós, que brincavamos de elásticos, os meninos que brincavam de gude, usavam conga e quichute eram muito mais felizes e bem educados que os meninos das motos elétricas e video-games.
Me lembro de ter amigos na igreja, de gostar de ir àquele ambiente. Depois que cresci sempre disse que sou crente por que sou crente, não por que sou filha de crente. Hoje vejo que sou crente por que tive pais crentes que me ensinaram a ser crente!!! Me ensinaram a estar na casa de Deus, a ter amigos e participar das atividades da igreja. Hoje as crianças mal vão nos colos dos pais e a qualquer sinal de agitação eles são retirados do templo, é assim, pais evangélicos, que seus filhos vão gostar e voltar à casa de Deus quando forem adultos? Nem digo adultos, quantos adolescentes, filhos de pais evangelicos nem vão mais a igreja e quando vão ficam a maior parte do culto fora? Depois do leite derramado, só resta se prostar aos pés do Senhor e clamar miséricordia, mas saiba que a responsabilidade é SUA!!!
Em parte seu filho vai ser o que você ensinou!!! O que ele será quando crescer? De que musicas irá gostar? Com que tipo de amigos irá sair? Você pai de menino, já imaginou seu filho em cima de uma moto rasgando pelas ruas da sua cidade, com uma menina qualquer que ele pegou numa festa, com algumas cervejas na cabeça? E você mãe de menina, já imaginou sua filha sendo essa menina qualquer com uma saia de um palmo, que o rapazinho se interessou só porque a viu descendo até o chão depois de tomar algumas cervejas, ou quem sabe um ice... Ninguem pensa nisso não é? Mas é isso que eles aprendem quando ouvem as musicas pornograficas do mundo, quando você dá brinquedos motorizados ao invés de bicicletas, quando você acha lindinho ela dançando "rala tcheca no chão" ou quando ensina beijar qualquer amiguinho que encontra no caminho. Isso é até onde nossos olhos podem ver... E depois? você acredita em céu e inferno? Se acredita, pra onde você quer mandar seus filhos? Por que é em parte a sua eduação quem vai dizer isso.
Agora fica pra você pai e você mãe, evangélicos ou não: tem certeza do que tem feito pros seus filhos? E em que caminho eles vão andar quando crescerem?